A 16ª vinícola familiar de Bento Gonçalves, a Della Mastela, pertencente à família Megiolaro, que foi inaugurada na tarde de sexta-feira (11/08), no Vale dos Vinhedos. Na ocasião, o empreendimento recebeu o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar, o selo Sabor de Bento e o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Silvana Megiolaro conta que o cultivo da uva e a produção de vinho são uma tradição da família, que passou da produção a granel para a elaboração de vinhos finos, espumantes e sucos. Apesar de a vinícola ser registrada com CNPJ, pelo Simples Nacional, e não ter limite de produção, a proposta é elaborar menos de 20 mil litros por ano, mantendo o padrão de qualidade. “A gente decidiu fazer um negócio aqui, como o Vale dos Vinhedos está crescendo e a prefeitura e a Emater deram incentivo. Com o apoio deles, a gente se sentiu mais motivado para continuar e pretendemos trazer os dois filhos, que trabalham na cidade, de volta para a propriedade, e o futuro genro também”, afirma Silvana.
A nora, Alana De Carli, que é enóloga, é a responsável técnica da vinícola. “A gente vai trabalhar como carro-chefe com o espaço do enoturismo, do varejo, atendendo o turista direto na propriedade, fazendo essa visitação mais intimista, e aí depois algumas parcerias com lojas especializadas em vinhos e feiras promovidas pela Emater e SDR, além das municipais”, diz Alana.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, ressalta que a região da Serra conta com cerca de 320 agroindústrias inclusas no Peaf, que fazem muito sucesso e são exemplos de sucessão familiar, sendo que 42 estão em Bento Gonçalves e, destas, 16 são vinícolas familiares. Em toda a região são mais de 60 vinícolas familiares legalizadas ou em processo de legalização, devido à vocação da região na elaboração de vinhos e sucos. “É um grande resultado, fruto da união e esforço de muitas entidades que trabalham juntas e conseguem concretizar sonhos”, salienta.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Lindomar Moraes, destaca a importância das políticas públicas chegarem até os agricultores. “Se nós não tivéssemos o Peaf, talvez nós teríamos essas famílias entregando vinhos para grandes empresas, e não estariam fazendo isso que essa família está fazendo hoje aqui. Esse é o objetivo da nossa Secretaria, fazer com que se agregue valor”, frisou o secretário, lembrando ainda que o Programa habilita as agroindústrias para a participação em feiras para mostrar sua marca e a qualidade dos produtos e fazer negócios.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ressaltou o empreendedorismo das famílias do município e afirmou que a nova vinícola representa um avanço para o turismo e a indústria do município.
Também estiveram presentes o fiscal agropecuário federal do Mapa, Amarildo Nespolo, a coordenadora regional da Agricultura, Lucimar Rodrigues, secretários municipais, extensionistas da Emater/RS-Ascar do município, da região e do Estado e representantes de entidades parceiras.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul