No início da madrugada de domingo (27/08), a Brigada Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica, no centro de Nova Prata, sendo que a vítima tratava-se de uma Policial Civil.
Ao chegarem ao local, os Policiais Militares tentaram mediar a situação, mas durante o atendimento, o agressor não respeitou a abordagem e, usando a pistola que havia retirado da namorada policial, efetuou disparos contra a guarnição, que revidou, iniciando-se um confronto, do qual resultou gravemente ferido um Policial Militar e morto o autor dos fatos.
O policial ferido foi imediatamente socorrido e a vítima da violência doméstica também foi encaminhada a atendimento médico, uma vez que apresentava diversas lesões corporais.
A Polícia Civil requisitou perícia no local, que foi realizada pelo Instituto Geral de Perícias, tendo ainda realizado a apreensão da arma usada pelo agressor, cujo corpo foi encaminhado ao Posto Médico Legal de Bento Gonçalves, para exame de necropsia.
Na sequência, foi instaurado Inquérito Policial para a apuração da dinâmica do evento, bem como de todas as circunstâncias dos crimes de feminicídio na forma tentada, do qual foi vítima a agente da Polícia Civil, do homicídio na forma tentada, praticado contra o Policial Militar, assim como do homicídio do agressor, decorrente de oposição à intervenção policial.
A Polícia Civil lamenta profundamente o ocorrido e deseja a pronta recuperação do Policial Militar ferido durante o exercício da função.