Massa de ar frio vai derrubar a temperatura e trazer geada

Massa de ar frio ingressa e toma conta do Rio Grande do Sul neste fim de semana. A incursão de ar frio será responsável por trazer temperaturas típicas de inverno e formação de geada em grande número de municípios gaúchos. O ingresso do ar frio se dá em um mês de agosto que até o momento é marcado por temperatura muito acima da média, as informações são da Metsul.

Esta sexta-feira ainda é quente e abafada, o que pode trazer ainda temporais isolados com queda de granizo na segunda metade do dia na Metade Norte gaúcha. A temperatura fica perto dos 30ºC em algumas cidades, especialmente dos vales e do Noroeste gaúcho.

A massa de ar frio começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho no final desta sexta, trazendo queda de temperatura. No fim do dia, cidades da fronteira com o Uruguai e da Campanha vão ter marcas de 12ºC a 13ºC enquanto em pontos da Metade Norte gaúcha a temperatura ainda vai estar acima de 20ºC com vento do quadrante Norte.

O ar frio avança durante o sábado pelo estado gaúcho e toma conta do Rio Grande do Sul. Ao avançar, o ar frio e de alta pressão atmosférica deve estimular a formação de áreas de chuva com risco de raios e granizo isolado no final desta sexta e entre a madrugada e a manhã deste sábado na Metade Norte, especialmente em cidades perto de Santa Catarina. A instabilidade afetará ainda Santa Catarina e parte do Paraná.

À medida que o ar seco, frio e de alta pressão ingressa, o tempo firma no Rio Grande do Sul e o sol aparece com nuvens na maior parte das localidades gaúchas neste sábado. O dia começa frio no Oeste e no Sul gaúcho com marcas de 6ºC a 9ºC em vários municípios, mas, em geral, as mínimas do sábado ocorrerão à noite, no fim do dia, quando faz muito frio em vários pontos. Porto Alegre terá 11ºC no fim do sábado.

No começo do domingo, o centro de alta pressão associado à massa de ar frio estará com 1.028 hPa sobre o Uruguai. Por isso, o amanhecer de domingo será muito frio no Rio Grande do Sul. Mínimas abaixo de 5ºC são esperadas em grande número de municípios.

A fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e a Campanha devem ter mínimas ao redor de 0ºC a 2ºC com marcas negativas em alguns pontos. A Grande Porto Alegre terá 7ºC a 9ºC de mínimas. Os Campos de Cima da Serra também devem ter marcas perto de 0ºC e talvez abaixo de zero em alguns pontos.

Mesmo com sol, o domingo terá temperatura baixa durante a tarde. Muitas cidades devem ter máximas apenas ao redor de 15ºC ou pouco acima, ou seja, cerca de 5ºC abaixo do que é normal para esta época do ano à tarde. No Sul e na Campanha, máximas de apenas 13ºC em algumas cidades. Volta a esfriar acentuadamente no fim da tarde.

A segunda-feira começará outra vez muito fria no Rio Grande do Sul. Novamente, as mínimas vão ficar abaixo de 5ºC na maioria dos municípios do estado. Marcas de 0ºC a 2ºC ocorrerão no Sul e na Serra do Nordeste. Grande Porto Alegre terá 5ºC a 7ºC na maioria das cidades, mas a temperatura pode cair mais em alguns pontos.

Com o frio mais intenso, a tendência é de geada. As madrugadas de domingo e da segunda vão ter geada em muitos municípios gaúchos e no Planalto Sul Catarinense. Os mapas abaixo são do modelo canadense e trazem a probabilidade de geada para as madrugadas dos dois dias no Sul do Brasil (assinante tem acesso aqui).

Como é comum em incursões de ar frio nesta época do ano, o período de temperatura mais baixas não dura muito tempo. Por isso, a temperatura já começa a entrar em elevação ainda na segunda-feira com uma tarde de temperatura agradável.

O ar frio será rapidamente substituído por uma massa de ar mais quente e seco no decorrer da semana que vem, o que vai trazer as temperaturas elevadas de novo para o Sul do Brasil com tardes de calor em que as máximas devem passar dos 30ºC tanto na Grande Porto Alegre como no interior gaúcho.

Sair da versão mobile