Os governadores que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (RS, SC, PR, MG, SP, RJ e ES) se reuniram de forma remota nesta quinta-feira (17/8) para alinhar as ações do grupo nos próximos meses. O principal foco é a discussão sobre a Reforma Tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado.
O governador Eduardo Leite participou do encontro e reforçou a necessidade de aprovação de uma regra mais equilibrada para a divisão dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional.
“Defendemos aumentar o percentual dos atuais 13% para 25% na divisão para os Estados do Sul e do Sudeste. No caso do Rio Grande do Sul, isso significaria ampliar a fatia de R$ 400 milhões para R$ 1,2 bilhão ao ano. Vamos trabalhar na articulação com o Senado para que possamos chegar a um entendimento em relação a esse assunto”, afirmou.
Durante a reunião, foram confirmadas as datas da próxima edição do Cosud, que será em São Paulo entre 19 e 21 de outubro. O grupo também deliberou sobre a composição do Conselho da Federação, criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Leite foi indicado como o representante titular da região Sul.
O conselho é um órgão criado pelo governo federal para integrar todas as esferas de governo e articular estratégias e ações de interesse prioritário comum, com vistas ao desenvolvimento econômico sustentável e à redução das desigualdades sociais e regionais.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul