Nação mais populosa do mundo, a Índia agora se tornou o primeiro país a pousar no lado Sul da Lua. A espaçonave Chandrayaan-3 pousou suavemente perto do pólo sul. (vídeo abaixo)
O pouso histórico ocorreu às 8h33 ET (12h33 GMT ou 18h03, horário padrão da Índia), de acordo com a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (SRO).
“Conseguimos um pouso suave na lua! A Índia está na Lua!”, afirmou o presidente da ISRO, Sreedhara Somanath. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, estava numa reunião dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul), e comemorou a conquista, acenando a bandeira e elogiando o feito.
about:blank
O outro lado da Lua
Lançada em 14 de agosto, a missão indiana é a primeira a alcançar a região polar sul da Lua, uma área de grande interesse devido à possibilidade de depósitos de gelo acessíveis em crateras permanentemente sombreadas.
O gelo oferece uma potencial fonte in situ de ar, água e até combustível de foguete de hidrogênio para futuros astronautas.
Com a conquista, a Índia é o quarto país a um pouso na Lua, depois dos Estados Unidos, da ex-União Soviética e da China
Como foi
A sonda robótica deles, altamente instrumentada e chamada Chandrayaan-3, saiu de órbita para uma descida movida a foguete até a superfície da Lua.
O pouso automatizado no lado Sul da Lua coloca a Índia no nível de “superpotência espacial”.
Circulando a lua em uma órbita elíptica com um ponto alto de 83 milhas e um ponto baixo de apenas 15,5 milhas, Chandrayaan-3 iniciou a descida logo às 8h15 .
Depois de cair para uma altitude de cerca de 4,5 milhas e desacelerar de 3.758 mph para cerca de 800 mph, a espaçonave pausou a descida por cerca de 10 segundos para se alinhar precisamente com o local de pouso alvo.
A comemoração
Aplausos, choros e sorrisos se misturavam na celebração da conquista.
Engenheiros e gerentes do centro de controle da Organização de Pesquisa Espacial da Índia não desgrudavam os olhos da tela por um minuto sequer.
“A Índia está agora na lua”, afirmou Modi. “O sucesso pertence a toda a humanidade”, disse ele. “E isso ajudará as missões lunares de outros países no futuro. Estou confiante de que todos os países do mundo… podem aspirar à lua e além…. O céu não é o limite!”, afirmou.
Avanços
“A exploração da lua é importante para toda a humanidade. No futuro ela pode se tornar uma plataforma para a exploração do espaço profundo”, afirmou Modi.
A Índia a exemplo do Japão, a Agência Espacial Europeia e várias empresas privadas que construindo seus próprios módulos de aterragem robóticos ao abrigo de contratos com a NASA como parte do programa Commercial Lunar Payload Services da agência
Veja o anúncio de que Índia é o primeiro país a pousar no lado Sul da Lua:
Com informações da NBC e Só Notícia Boa.