Idoso abandonado em calçada no RS é encaminhado a asilo
Um caso de abandono chocante que ocorreu na última sexta-feira (18) envolvendo um idoso de 76 anos foi resolvido pela Prefeitura, que tomou medidas para garantir o bem-estar do idoso. As autoridades municipais encaminharam o idoso a um asilo da cidade após imagens de câmeras de segurança registrarem o momento em que ele foi deixado na calçada em frente à casa de um dos filhos. O incidente gerou polêmica e agora está sendo investigado pela polícia local.
A Prefeitura de Montenegro informou que, após tomar conhecimento do caso por meio do serviço de assistência social do município, providenciou uma vaga em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A gestão municipal optou por adquirir a vaga para garantir o cuidado adequado ao idoso em situação vulnerável. Os dois filhos do idoso concordaram com o encaminhamento dele ao asilo.
As identidades das pessoas envolvidas no caso, incluindo os filhos e o nome da instituição de acolhimento, estão sendo mantidas em sigilo pela polícia para preservar a privacidade da família.
De acordo com o delegado André Roese, responsável pela investigação, os dois filhos já tinham a intenção de internar o pai em um asilo antes do incidente da semana passada. Ambos foram ouvidos pela polícia e têm opiniões divergentes sobre quem deveria cuidar do idoso. O próprio idoso também prestou depoimento à polícia.
“O desentendimento sobre quem ficaria responsável pelo idoso levou a essa situação. Um dos filhos acabou entregando o pai ao irmão dessa maneira. Eles estão em desacordo e estão discutindo para decidir quem ficará responsável pelo cuidado dele”, explicou o delegado.
As imagens das câmeras de segurança revelam o momento em que um dos filhos estaciona o carro em frente à casa, tira o idoso do veículo e o deixa sentado em uma cadeira de praia na entrada da residência do outro filho. Após isso, o motorista bate palmas para chamar a atenção dos residentes da casa, entra no carro e vai embora.
A polícia ainda está investigando os motivos que levaram o filho a deixar o pai naquela situação e está apurando se algum pertence do idoso foi levado durante o incidente. A ação da Prefeitura em garantir o encaminhamento do idoso a um asilo evidencia a importância de garantir o bem-estar e a proteção dos idosos em situações vulneráveis.