Governador participa de roda de conversa com a comunidade no Morro da Cruz, em Porto Alegre

A tarde desta quarta-feira (9/8) foi marcada pelo diálogo e pela construção de soluções na comunidade Morro da Cruz, no bairro São José, Zona Leste de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite esteve no local para participar de uma roda de conversa preparatória para o 2º Congresso Popular de Educação para a Cidadania (CPEC), que vai ocorrer em setembro na capital

A iniciativa ocorreu na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Morro da Cruz e reuniu, além do governador, lideranças comunitárias, estudantes e o filósofo norte-americano e professor da Universidade de Harvard, Michael Sandel, que está na cidade para participar do evento Fronteiras do Pensamento.

Leite ao microfone no centro da imagem falando aos outros participantes da roda de coonversa, os quais estão olhando para ele atentos.
Leite disse que encontros com a comunidade mantém o espírito aquecido para cumprir sua função como governador – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Ao longo de quase duas horas, os participantes falaram sobre políticas públicas, desigualdade e democracia. Durante três rodadas, o governador ouviu relatos, histórias de vida e também demandas da comunidade. Leite também falou sobre a importância do diálogo e o papel do governo na busca por soluções.

“Fica desta conversa o valor do diálogo. Para quem está na vida pública, na qual o dia a dia da burocracia, os orçamentos e as disputas políticas tentam esfriar as pessoas, um encontro como este com a comunidade é capaz de manter o espírito aquecido para cumprirmos com a nossa função”, afirmou Leite.

O governador destacou ainda a importância de mobilizações como a desta tarde no Morro da Cruz, tanto para a comunidade quanto para o governo. “Essa mobilização é importante para que possamos levar isso paro os gabinetes, superar desafios e encontrar soluções. Diálogo não é só deixar o outro falar e esperar a nossa vez, é realmente ouvir e compreender”, ressaltou.

Logo depois do evento, que contou ainda com apresentações de músicos e artistas da comunidade, o governador, ao lado de Sandel e de dona Jaci, uma das participantes da conversa e presidente da Associação de Moradores do Morro da Cruz, plantaram uma muda de árvore no pátio da escola.

Leite ao centro da imagem abraçado com uma mulher negra. À direita está Sandel. Os três estão agachados plantando uma muda de árvore no terreno da escola. Ao fundo, pessoas obaservam a cena.
Após o encerramento da roda de conversa, dona Jaci, Leite e Sandel plantaram uma muda de árvore no pátio da escola. – Foto: Gustavo Mansur/Secom

Também estiveram presentes os secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp; de Comunicação, Tânia Moreira; da Educação, Raquel Teixeira; da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; e da Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos.

Leia também:  'Alice no País das Maravilhas' foi apresentado pela Companhia Arte In Cena em Cotiporã

Educação para a Cidadania

O 2º CPEC, que vai ocorrer entre 22 e 24 de setembro, é uma correalização dos coletivos Poa Inquieta e Ponta Cidadania, com patrocínio do governo do Estado e do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, e apoio do Porto Alegre Cidade Educadora e do Fronteiras do Pensamento. 

O congresso busca ser um espaço plural para o debate e a integração de agentes da sociedade que entendem a educação como um pilar de mudança e de acesso à cidadania. Durante o processo de elaboração das pautas, pré-congressos como o desta quarta-feira são organizados em diferentes regiões periféricas da cidade, para ouvir as comunidades, os entendimentos e os anseios delas.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo