O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar desencadeou, entre os dias 21 e 25 de agosto, Operação de Combate ao desmatamento, nos municípios de Casca, Vanini e Santo Antônio do Palma.
As equipes do 3º BABM percorreram 800 quilômetros, vistoriando áreas rurais. Foram confeccionados 14 boletins de ocorrências policiais, apreendidos 100 metros estéreo de lenha nativa ilegal e constado 101.500 metros quadrados(cento e um mil e quinhentos metros quadrados) de áreas destruídas, atingindo vegetação nativa, pertence ao bioma Mata Atlântica, em alguns fragmentos, atingindo, o inclusive, áreas de preservação permanente – APP.
Em muitas das áreas desmatadas, os infratores realizam, a supressão da vegetação, utilizando uma técnica que é a de deixar uma cortina de mata com o intuito de ludibriar e dificultar a fiscalização, porém hoje com o uso de ferramentas tecnológicas, como drones e sistemas de mapeamento via satélite, os agentes localizam as áreas, logrando êxito em suas fiscalizações.
🚨O desmatamento florestal e uso irregular do solo causam muitos impactos ao meio ambiente, atingindo todos os seres vivos, inclusive prejudicando a biodiversidade e a mudança climática.