Foi derrubada nesta segunda-feira, 14 de agosto o prédio da tradicional Fruteira Anderle, as margens da BR 470 em Veranópolis, após 40 anos de atendimento familiar no local.
No último dia 04, o estabelecimento fechou suas portas de forma súbita, isto porque, uma determinação judicial de um processo que se arrastava desde 2005 determinou a desocupação e principalmente a retirada total do imóvel do local.
Segundo os proprietários, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) havia solicitado a desocupação do local devido ao não cumprimento da exigência de 40 metros de recuo entre a construção e a rodovia, regra que visa a segurança dos estabelecimentos em relação ao tráfego rodoviário. O recuo existente no local era de apenas 20 metros. Inicialmente, a família havia recebido permissão do órgão para a construção no local por tempo indeterminado, mas a situação mudou após a federalização da BR-470, que fez com que a responsabilidade sobre o trecho fosse transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em 2019, o processo envolvendo o DAER foi encerrado, abrindo caminho para um novo processo com o DNIT, que culminou na decisão de devolver o espaço à União.
A reportagem da Studio conversou com Laura, uma das proprietárias, sobre o caso, assista na íntegra: