Chuvas volumosas e temporais isolados voltam ao RS na sexta-feira (01)

O Rio Grande do Sul deve ter chuvas volumosas e temporais isolados a partir da próxima sexta-feira (01), segundo a MetSul Meteorologia.

Uma região de baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade vindos da Amazônia favorecerão a condição para tempo severo (granizo e rajadas fortes de vento) em áreas próximas à fronteira com a Argentina, Campanha e Norte do Estado. Os acumulados sobre essas regiões devem ficar entre 20 e 30 mm/dia, podendo chegar aos 45 mm/dia de forma pontual.

No sábado (02), com a persistência do fluxo de umidade e da baixa pressão, as instabilidades continuam atuando sobre as regiões das Missões, Noroeste, Norte, Nordeste, Central, Vales e RMPOA e Litoral Norte, com chance de temporais isolados acompanhados de chuva moderada a forte, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Os acumulados nessas áreas devem ficar entre 30 e 45 mm/dia, podendo chegar aos 70 mm/dia de forma pontual. Ainda, não se descarta rajadas de vento entre 60 e 80 km/h, durante os temporais.

No domingo (03), a tendência é que as chuvas e instabilidades continuam atuando sobre grande parte do Estado, mantendo-se o risco para temporais com descargas elétricas e eventual queda de granizo. Na metade Norte, os ventos devem variar com velocidades entre 50 e 80 km/h e também durante as tempestades. Os volumes de chuva ficam em torno dos 30 e 45 mm/dia, com condições para chegar isoladamente aos 75 mm/dia em áreas do Centro, Noroeste e Norte.

Na segunda-feira (04), a formação de um ciclone próximo ao litoral gaúcho, tende a intensificar as chuvas sobre o Noroeste, Centro e Leste gaúcho, com acumulados variando entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar pontualmente aos 110 mm/dia. Além disso, os temporais com descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas intensas de vento e alagamentos pontuais devem ocorrer ao longo do dia.

Leia também:  Confiança do empresário sobe 0,8 ponto em setembro, diz FGV

A Defesa Civil gaúcha alerta a população que se atente às previsões meteorológicas e que se cadastre para receber os alertas de tempo severo. Para isso, basta enviar o CEP de sua localidade para o número 40199.

A Defesa Civil também recomenda que a população tome alguns cuidados durante os temporais, como:

  • Evitar sair de casa, principalmente se estiver sozinho;
  • Se estiver na rua, se abrigar em um local seguro;
  • Não se aproximar de árvores, postes e linhas de transmissão;
  • Não dirigir em áreas alagadas;
  • Se estiver em casa, desligue aparelhos eletrônicos e o gás;
  • Mantenha os móveis presos ao chão.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo