‘Nas vendas, o céu é o limite’: uma vida dedicada ao comércio
Ana Paula Nalin Fantini, 42 anos, é apaixonada por vendas e faz disso sua rotina
No dia 16 de julho comemorou-se o Dia do Comércio, data para celebrar e reconhecer a profissão que contribui para o crescimento e fortalecimento da economia local. Em Veranópolis, Ana Paula Nalin Fantini, de 42 anos, é uma das profissionais que dedicam sua vida ao setor.
Gerente Administrativa da Generali Colchões Cama Mesa e Banho, uma loja de referência na região de Veranópolis, ela começou no ramo ainda criança. Sua jornada começou em lojas de confecções e calçados, onde teve o primeiro contato com o atendimento ao público. Posteriormente, foi trabalhar em um estabelecimento de prestação de serviços, consórcios e vendas em uma empresa do setor de válvulas industriais.
Foi em 2007 que um novo capítulo se iniciou na vida de Ana Paula. Ela recebeu uma proposta para gerenciar a Generali, loja que se tornaria referência em Veranópolis, especializada em produtos como colchões e toda a linha de cama, mesa e banho. Desde então, Ana Paula se apaixona cada dia mais por esse universo do comércio, identificando-se profundamente com o cuidado e a organização do lar, que são fundamentais para o bem-estar das pessoas.
Com uma rotina repleta de atividades, Ana Paula desempenha diversas funções, desde o atendimento aos clientes até o setor financeiro, organização da loja e da equipe, compras e treinamentos. Essa intensidade requer agilidade mental e capacidade de adaptação, características que ela domina com maestria.
“Sempre estou à procura de informações e aperfeiçoamento. A gente vai se reinventando conforme as necessidades. Esse ramo, ao contrário do que muitos acreditam, também passa por constantes alterações, trocando tecidos, tecnologias e fornecedores. Tendências e principalmente o fator tempo influenciam muito na hora de comprar os produtos que serão comercializados na loja. Esse, para mim, é um dos principais desafios. Não existem mais parâmetros“, compartilha Ana Paula.
Ela destaca o compromisso em levar o melhor para os clientes, buscando sempre inovação e qualidade nos produtos oferecidos. A pandemia trouxe mudanças significativas ao comércio, obrigando-os a adotar novas formas de atendimento e ampliar os canais de venda, mas Ana Paula não abre mão do atendimento presencial, que considera fundamental para o comércio local e para a conexão com os clientes.
“Sair de casa todos os dias e saber que vou encontrar pessoas maravilhosas, conhecer histórias, trocar conhecimentos e auxiliar nas suas escolhas me motiva“, confessa a gerente.
Ao longo de sua carreira, ela tem buscado constantemente aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Visitou fábricas, participou de feiras e se aperfeiçoou com cursos em gerenciamento de pessoas e de estoque, técnicas de vendas, fluxo de caixa, entre outros. Sua dedicação reflete o quanto valoriza o aprendizado contínuo, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal.
“Nas vendas, o céu é o limite. Tem coisa melhor do que sair de casa e saber que depende de você?“, ressalta Ana Paula, mostrando sua paixão pelo comércio e sua determinação em superar desafios.
A história de Ana Paula Nalin Fantini é uma inspiração para todos aqueles que acreditam no poder do comércio como um motor de transformação econômica e social. Com sua dedicação, competência e amor pelo que faz, ela representa a essência desse setor fundamental para o desenvolvimento da comunidade local.
ACIV: defendendo o setor
Hoje diretora de Comércio da ACIV – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Veranópolis, Ana Paula trabalha para representar e auxiliar outros comerciantes que, assim como ela, se realizam na rotina de vendas.
Para também comerciante e presidente da Associação, Rubia Cenci Freitas, trabalhar com o comércio é estar sempre a frente do tempo, e para que isso ocorra, é necessário unir forças e enxergar o comércio local como parceiros – e não concorrentes. “A ACIV é a entidade que nos representa, onde podemos buscar recursos para que todos possam ganhar, e fazer com que nossos clientes se sintam prestigiados e únicos. Muitos trabalhando para o sucesso de muitos“, defende Rubia.
Atualmente, a ACIV conta com 183 estabelecimentos comerciais, 88 empresas industriais, 125 prestadores de serviços, 50 pessoas físicas e 8 profissionais liberais em seu quadro de associados.