Inmet diz que Rio Grande do Sul pode ter ciclone com “perigo potencial”

O Rio Grande do Sul está sob “alerta laranja” devido ao “perigo potencial” de tempestades e chuvas intensas causadas pela passagem de um ciclone extratropical. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que outros sete estados também estão sendo monitorados devido ao fenômeno: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Roraima e Sergipe. Segundo o Inmet, os efeitos do ciclone já serão sentidos a partir de quarta-feira (12) e podem se estender até a manhã de sexta-feira (14).

A previsão do tempo indica tempestades e temperaturas baixas, exceto nos estados do Amazonas, Roraima e Sergipe, onde as chuvas são causadas pelo transporte de umidade. O Inmet explica que a formação de um ciclone extratropical está relacionada a uma frente fria que avança para além do Sul do país, atingindo também áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Nessas regiões, espera-se uma queda de temperatura de 10°C a 12°C em relação ao dia anterior.

A Marinha do Brasil emitiu um comunicado alertando para o risco de ressacas com ondas de até 4,5 metros de altura entre Chuí (RS) e Laguna, no Sul do Estado, durante as noites de quarta-feira (12) e sexta-feira (14). A faixa litorânea entre Santa Catarina e São Paulo, de Laguna a São Sebastião (SP), também poderá ser afetada, com ventos de até 100 km/h.

Sair da versão mobile