Google e governo apresentam soluções baseadas em inteligência artificial e ciência de dados

Executivos abordaram as formas como a tecnologia pode ajudar a desenvolver políticas públicas

Para dar continuidade à série de reuniões com empresas de tecnologia que oferecem soluções para melhorias nos processos de gestão do governo do Estado, a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) promoveu o Google Day na terça-feira (18/7). Com sessões presenciais, profissionais do Google apresentaram ferramentas de análise de dados e de inteligência artificial para representantes das secretarias estaduais.

O evento reuniu 12 secretarias, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), com um total de 41 participantes nos cinco workshops oferecidos pela empresa.

“Em mais uma parceria possibilitada pela missão a Nova York, o time do Google apresentou aqui hoje diversas ferramentas que podem nos auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e acertadas”, disse a titular da Seidape, Lisiane Lemos. “Foram discutidas soluções que fazem uso seguro de bancos de dados específicos e qualificados, além de aplicar tecnologias de inteligência artificial com vistas a oferecer um sistema capaz de realizar a personalização do atendimento, conforme a necessidade do cidadão”, declarou. “Foi mais um dia muito proveitoso, que vai continuar gerando bons frutos e nos ajudando a evoluir no caminho da digitalização do governo do Estado.”

Durante a manhã, a reunião que abriu a programação abordou soluções de inteligência artificial e o uso de dados na gestão pública. Por meio de casos anteriores, os executivos Artur Martins e André Pinterich apresentaram maneiras de utilizar IA generativa, que são capazes de gerar informações a partir de um conjunto de dados pré-existentes. Também discutiram IA especializada, quando a tecnologia é treinada com dados voltados ao caso específico de uma organização, à administração governamental.

Leia também:  Agência do Sicredi em Itati no litoral norte é assaltada

A segunda sessão do dia tratou de produtos do Google para auxiliar na implementação de políticas públicas. As técnicas apresentadas pelos representantes da empresa envolvem a própria ferramenta de busca, a plataforma de anúncios e o YouTube, voltado ao compartilhamento de vídeos.

Os workshops da tarde iniciaram com a discussão sobre soluções tecnológicas aplicadas à gestão do cidadão e à administração governamental. Foram demonstrados recursos para fornecer um atendimento personalizado ao público e para contribuir com a mobilidade urbana do Estado.

Na sequência, o painel sobre geoprocessamento abordou a utilização e combinação da computação em nuvem, geolocalização e sensoriamento remoto. Essas tecnologias permitem um processo avançado e eficiente para monitorar o clima, mapear a cobertura da terra e detectar mudanças ambientais. Com a aplicação desses recursos, seria possível obter uma visão abrangente do planeta, com dados fundamentais para o planejamento de ações de gestão do território estadual.

Para finalizar, a equipe do Google apresentou ferramentas de inteligência que têm como objetivo auxiliar no sistema de segurança pública e monitoramento via satélite, além de exemplificar com cases de sucesso da Palantir, parceira do Google Cloud. Assim como as outras soluções expostas durante os painéis, o objetivo foi promover instrumentos capazes de amparar a implementação de políticas públicas focadas no cidadão como ponto central.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo