#Sextou e vamos conhecer a Foto Aureo, através da biografia de seus proprietários, Edelmar e Sonia Peruzzo!
Natural de Nova Prata, Edelmar Luiz Peruzzo nasceu em 1942, passou os primeiros anos de sua vida na comunidade de São Paulo da Cruz, interior de Fagundes Varela, para onde sua mãe Maria Romanini Peruzzo, viúva, mudou-se juntamente com seus cinco filhos. Edelmar, conhecido e reconhecido por Aureo, recebeu esse apelido por sua atuação no futebol, jogando como zagueiro. Famoso por não fazer faltas, era comparado ao zagueiro gremista Aureo Malinverni. Sonia Maria Gotardo, nasceu em 1949 e foi criada no centro de Veranópolis, em uma família de classe média urbana.
Edelmar iniciou sua atuação profissional com fotografia em parceria com Carlos Gotardo, seu cunhado, obtendo os primeiros ensinamentos na Foto Perin de Nova Prata. Juntos abriram um estúdio fotográfico na cidade, a Foto Pratense. Posteriormente, Edelmar deixou a sociedade e retornou para Veranópolis, onde trabalhou por diversos anos na Foto Parise.
Em 1979, juntamente com sua esposa Sonia, abriu o estúdio fotográfico próprio, a Foto Aureo, na Rua Marechal Deodoro, em Veranópolis, atuando até 2001. Juntos produziam fotos em preto e branco nos tamanhos 3×4 e 2×2 para documentos como carteiras de identidade, de trabalho e de motorista. Registravam eventos como casamentos, aniversários infantis, cerimônias de crisma, primeira eucaristia e batizados. Além disso, eram ‘fotógrafos de perícia’ para Polícia Civil, registrando cenas de crimes, sinistros e acidentes.
Gostou do #sextou de hoje? Curta e compartilhe…
Quer conhecer mais sobre a história da fotografia em Veranópolis?
Visite a exposição A imagem e o tempo: memória e fotografia nos 125 anos de Veranópolis.
Referências:
Foto: Edelmar Peruzzo (Aureo) e Sonia Gotardo Peruzzo, s.d. Autoria não identificada. Acervo pessoal de Sonia Gotardo Peruzzo.
Informações: Marcelo Peruzzo
Reprodução Museu Municipal de Veranópolis