Ciclone causa queda de granizo no Vale do Rio Pardo

Nesta quarta-feira, o Rio Grande do Sul é atingido por um novo ciclone extratropical, provocando chuvas intensas e queda de granizo na Região dos Vales. Por volta das 5h, municípios como Encantado e Lajeado registraram a ocorrência de granizo. Ainda não há informações sobre danos causados pelos fenômenos.

O Vale do Rio Pardo também foi afetado, com a ocorrência de granizo intenso em Sobradinho e Vera Cruz. A Defesa Civil estadual está monitorando a situação e prestando apoio aos municípios, além de compilar informações sobre os eventos adversos que estão ocorrendo em todo o estado.

As chuvas estão presentes em todas as regiões, com pancadas fortes e torrenciais, resultando em grandes volumes de precipitação em curtos períodos de tempo. A instabilidade atmosférica aumenta ao longo do dia, principalmente da tarde para a noite, devido à formação do ciclone. Isso levará a uma intensificação dos ventos, com rajadas mais fortes e intensas, afetando um maior número de cidades, especialmente durante a noite.

O diferencial deste ciclone em relação à maioria dos que afetam o estado é o fato de se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar. Isso resultará em ventos fortes em mais cidades do que o usual durante a circulação ciclônica. Prevê-se rajadas médias de 50 km/h a 80 km/h na maioria dos municípios gaúchos, com o pico da ventania ocorrendo entre a noite de hoje e a manhã ou início da tarde de amanhã. Mesmo regiões que geralmente não sofrem fortes ventanias em ciclones, como o Oeste, podem ter rajadas intensas.

As regiões mais afetadas pelo vento serão o Sul e o Leste gaúcho, onde são esperadas rajadas próximas ou acima de 100 km/h em alguns pontos, como na costa, área ao redor da Lagoa dos Patos e os Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre e na parte Sul da área metropolitana, o vento médio deve variar entre 70 km/h e 90 km/h, podendo ocorrer rajadas violentas, atingindo ou superando os 100 km/h. Na capital, o Sul da cidade apresenta maior risco.

Leia também:  PF investigará incêndio na casa de autor de atentado em Brasília

Em todo o estado, o vento aumentará com intensidade moderada e rajadas fortes em diversos momentos e localidades. Nas áreas litorâneas e ao redor da Lagoa dos Patos, as rajadas serão fortes a intensas. Durante a noite de quarta-feira, o centro do ciclone estará localizado sobre o Leste gaúcho, próximo a Porto Alegre. A chuva persistirá em quase todo o Rio Grande do Sul, com maior volume concentrado nas regiões Central, Sul e Leste do estado.

Fonte: Metsul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo