A Prefeitura Municipal de Vila Flores, através da Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social promoveu capacitação sobre Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência para os profissionais que atuam na Rede de Proteção da Criança e Adolescente do Município.
A escuta especializada conforme prevista na Lei 13.431/2017 e no Decreto 9.603/2018 têm como objetivo garantir a proteção e o cuidado da vítima ou testemunha de violência. Neste sentido a qualificação teórico-prática possibilita aos profissionais maior desenvolvimento das suas habilidades, qualificando a atuação técnica em busca de proteger ainda mais nosso bem maior, a vida das crianças e dos adolescentes.
Neste primeiro encontro com a rede, além da apresentação sobre as normativas, buscou-se qualificar os presentes sobre o acolhimento da revelação espontânea em uma situação de violência e a importância de dar o seguimento conforme fluxo estabelecido no município. Além de aproximar a comunicação entre os órgãos no atendimento dessas situações de violência que envolvem crianças e adolescentes.
Foi um momento de troca e reflexão que dão início a capacitação de profissionais da rede de proteção na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
A capacitação foi conduzida pela psicóloga Jaquene Carniel, especialista no assunto. Além da rede de proteção do município estiveram presentes o prefeito municipal e representantes da Delegacia de Política de Veranópolis.