O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), emitiu um alerta para regiões do Rio Grande do Sul devido à previsão de fortes chuvas e rajadas de vento. O alerta abrange o Litoral Norte, a Serra e a Região Metropolitana de Porto Alegre, além de pontos do sul catarinense, e é válido a partir das 15h desta quinta-feira (15) até o mesmo horário de sexta-feira (16).
Segundo o Inmet, espera-se que essas áreas registrem mais de 60 milímetros de chuva por hora, com acumulados superiores a 100 milímetros durante o período e rajadas de vento superiores a 100 km/h. O alerta também abrange o sul de Santa Catarina. Os fenômenos climáticos são explicados pela atuação de um ciclone extratropical na costa sul do Brasil.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, as chuvas intensas e os temporais ocorrerão principalmente na Região Central, Norte e faixa leste do Rio Grande do Sul, onde a influência do ciclone extratropical é maior, além do centro-sudeste de Santa Catarina. A Climatempo prevê que o volume de chuva possa ultrapassar facilmente os 150 milímetros em alguns pontos, com totais de até 350 milímetros em áreas sob alerta do Inmet. Na cidade de Tramandaí, por exemplo, localizada no Litoral Norte, é esperado que chova 82% da média mensal de junho apenas na sexta-feira (16).
Diante dessas condições climáticas adversas, tanto a Climatempo quanto o Inmet destacam o risco de inundações, deslizamentos de terra e a ocorrência de fortes ventos ao longo dessas 24 horas. O Inmet ressalta ainda a possibilidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e volumosas, com risco de enxurradas e enchentes nos rios Caí e Sinos. O alerta abrange as mesmas áreas mencionadas pelo Inmet e permanecerá em vigor até as 10h de sexta-feira (16). As coordenadorias estaduais e municipais dessas regiões estão em alerta e monitoramento constante. Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal emitiu um alerta preventivo, com previsão de rajadas de vento de até 90 km/h.
Diante dessas condições meteorológicas adversas, o Inmet recomenda que os moradores desliguem aparelhos elétricos e quadros gerais de energia durante as fortes chuvas, protejam documentos e objetos de valor em sacos plásticos e procurem abrigo em caso de confirmação de perigo, evitando permanecer ao ar livre. Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Com informações do Portal G1.