O aquecimento atinge seu ápice nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul com máximas ao redor e acima de 30°C. Uma corrente de vento Norte predomina associada a persistência do tempo seco propicia uma tarde de temperatura mais alta. A semana foi marcada por tardes mais quentes que o normal, mas será nesta sexta que a temperatura irá subir mais, as informações são da Metsul.
O calor dessa sexta será a despedida do abafamento antes de uma longa sequencia de dias de frio intenso que começa a partir deste domingo. Má noticia para aqueles que não gostam de frio!
O feriado de Corpus Christi apesar de ter começado com frio nos pontos de maior altitude, teve máximas elevadas a tarde pelo Estado. O tempo foi proveitoso ao ar livre para quem pode curtir o feriado. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, a máxima foi de 29,3°C em Campo Bom, 28°C em Santa Maria e 27,3°C na Capital.
Já as estações particulares registraram 31,1°C em Restinga Seca, 30,2°C em Venâncio Aires, 29,8°C em Porto Xavier e 29,2°C em Santa Cruz do Sul. Em Capão da Canoa o tempo seco, com bastante sol e temperatura alta para época atraiu visitantes.
O perfil seco da atmosfera irá propiciar mais um amanhecer de marcas baixas de temperatura nos pontos de maior altitude da Metade Norte. Modelos projetam marcas inferiores a 5°C nos Campos de cima da Serra. Na maioria das cidades a temperatura mínima deverá oscilar entre 14 e 17°C.
Os nevoeiros poderão marcar o começo da manhã, sobretudo, nos trechos de baixada. Cidades da Metade Sul e Leste tem maior potencial para formação de cerração e neblina no começo desta sexta.
Durante a tarde ensolarada em grande parte das regiões a tendência é de rápido aquecimento. A temperatura em média poderá ficar até 10°C acima do normal para o mês de junho. Em Porto Alegre, por exemplo, a média mensal da máxima é de 20,3°C e a expectativa é de 30°C. Em Santa Maria a média mensal é de 19,9°C e a previsão é de 30°C. Em Santa Rosa o normal é 21,1°C e a projeção é de 31°C.
Por outro lado, nas cidades de fronteira com o Uruguai, no extremo sul gaúcho, as nuvens podem aumentar da tarde para a noite e não se afasta chuva passageira. Com a maior presença de nuvens, o tempo fica abafado, mas a temperatura sobe menos. Em Jaguarão a máxima chega a 26°C. Em Santa Vitoria do Palmar projeção de 24°C.
O tempo vira no fim de semana com a passagem de uma frente fria que derruba a temperatura e favorece o retorno do frio de inverno. Na Metade Norte do Estado o sábado poderá ser abafado ainda, mas não deverá repetir as marcas de temperatura desta sexta. A maior presença de nuvens dificulta um aquecimento mais forte.