A semana será marcada por noites e madrugadas muito frias no Sul do Brasil. A geada será recorrente nas próximas manhãs com tendência de marcas abaixo de zero em parte do Rio Grande do Sul. Entre Santa Catarina e Paraná o potencial de geada será menor devido a umidade alta, as informações são da Metsul.
Nesta semana dois fenômenos meteorológicos serão determinantes no comportamento do tempo em grande parte do Sul do Brasil. Um sistema de alta pressão atmosférica no interior do continente e um centro de baixa pressão no oceano Atlântico entre Paraná e São Paulo. O primeiro será o responsável pelo frio invernal e o segundo pelo retorno da chuva forte.
Nesse sentido na primeira metade da semana tudo fica por conta do ar seco e frio que irá avança até o centro do país derrubando a temperatura por onde passa. O ápice do ar frio deverá ocorrer entre as manhãs de segunda e terça na região Sul.
No Rio Grande do Sul a expectativa é de temperatura negativa nas manhãs de segunda, terça e quarta, sobretudo, em cidades da Metade Sul. Municípios da Campanha, do Oeste e da Zona Sul poderão ter frio mais intenso com manhãs muito geladas.
O vento calmo, associado ao ar seco e frio favorece a formação de geada. Nesse ínterim o interessante é que a geada poderá se formar cedo já no começo da madrugada devido ao perfil seco e muito frio da atmosfera.
Na segunda a temperatura poderá baixar de zero entre o Sul e o Oeste. Na terça o ar gelado toma conta do Estado com projeção de marcas perto de zero e até negativas em diversas regiões. Na quarta o frio mais forte com marcas ao redor de zero tende a fica restrito ao Sul, campanha e Oeste. Nos mapas abaixo a projeção do risco de geada nas manhãs de segunda, terça e quarta:
Nesse ínterim a temperatura máxima também ficará baixa com previsão de sensação de frio também durante as tardes. As máximas amanhã e na terça não deverão passar muito de 12 a 14°C em grande parte das regiões. Na quarta em muitas áreas a tarde será fria ainda, contudo, em pontos do Centro e Oeste a temperatura poderá chegar a 16°C.
Por outro lado, entre Santa Catarina e Paraná a instabilidade estará presente primeiro pela passagem da frente fria; segundo pelo ciclone que irá se formar na quinta-feira. Portanto, apesar de fazer frio, a previsão é de as mínimas não baixarem tanto em razão do tempo mais úmido. Por outro lado, as tardes serão frias pela interação entre o ar frio e a instabilidade.
Na segunda a temperatura grande parte do Sul e Oeste de Santa Catarina terão marcas entre 7 e 9°C. No Planalto Sul Catarinense a mínima poderá oscilar ao redor de 4°C. No Paraná o ar polar ainda não leva impacto importante.
Na terça o ar frio se expande e alcança a Metade Sul do Paraná com frio mais amplo na região. Em grande parte de Santa Catarina a temperatura irá oscilar entre 6 e 8°C, com mínima perto de zero nos pontos de maior altitude. No Paraná o ar frio deixa a mínima entre 8 e 9°C no Sul e em parte do Oeste.
Na quarta o dia poderá começar com mínimas entre 7 e 9°C na maior parte de Santa Catarina e Paraná. Entre a quinta e a sexta com o retorno da chuva mais forte o frio das manhãs perde força na região.