O Procon RS informa que diversas empresas estão recebendo notificações em relação aos temas de “acordos judiciais” e “violações do código do consumidor” no Estado. Assim, o Departamento salienta que só são verdadeiras as reclamações oriundas dos seus canais oficiais e institucionais.
O diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, enaltece a importância da análise antes de qualquer movimento. “Não recomendamos que se clique em links ou que se realize acordos oriundos de emails desconhecidos e não oficiais. O Procon RS sempre utiliza apenas os canais oficiais. Na dúvida, nos contate por meios oficiais antes de qualquer movimento”, afirma.
Nas mensagens enviadas às empresas, o remetente pede que sejam abertos arquivos, para que se tenha acesso aos detalhes do processo. Neste caso, não abra os conteúdos enviados. Salienta-se que esse golpe está sendo aplicado em âmbito nacional com outros procons estaduais.
Evite Golpes
Para evitar os golpes, recomendamos que:
– não baixem os arquivos com esse conteúdo;
– sempre verifique se o e-mail é oriundo dos canais oficiais do Procon. O Departamento só envia e-mails com o domínio justica.rs.gov.br.