Praia alargada sofre erosão e Balneário Camboriú planeja nova obra de R$ 3 milhões
A praia Central de Balneário Camboriú, na Barra Sul, sofreu uma erosão que reduziu sua faixa de areia de 180 para 110 metros. Uma obra de contenção, já licitada e avaliada em R$ 3 milhões, está prevista para conter esse avanço.
Rubens Spernau, encarregado da supervisão das obras na praia Central, explica que o fenômeno da erosão na Barra Sul era esperado. Segundo ele, nos próximos dias, o extremo sul da praia será interditado para a execução das obras.
O bloqueio da área deve começar na rua 4.800. A licitação da obra já foi realizada e os próximos passos para o início das operações estão sendo conduzidos pela prefeitura.
A prefeitura planeja instalar geotubos como estratégia de contenção. Eles serão usados tanto para conter o “avanço do mar” quanto para a formação de lagoas e degraus na faixa de areia.
Geotubos são bolsas de contenção que serão colocadas nos locais mais afetados pela ressaca. Depois, areia será espalhada sobre essas bolsas, ajudando a equalizar os níveis de areia ao longo da extensão alargada da praia.
“Isso é naturalmente previsto e os especialistas estabeleciam um prazo de um a um ano e meio para que ocorresse esse equilíbrio, e isso está acontecendo”, afirmou a prefeitura de Balneário Camboriú em nota.
Fonte: Visor Notícias