O governador Eduardo Leite participou, como palestrante, do GovTech Summit POA 2023, na manhã desta quinta-feira (15/6). No painel intitulado O poder público e os caminhos para a inovação e a transformação digital, ele ressaltou a importância da digitalização e da inovação como pontos centrais das estratégias de governo e de desenvolvimento. O evento, que é patrocinado pelo governo do Estado, vai até sexta-feira (16/6), na Nau Live Spaces, em Porto Alegre.
“A revolução diante da qual nós estamos exige coordenação e capacidade de liderança por parte do setor público, não apenas na incorporação de tecnologias para a prestação de serviços à sociedade, mas também na liderança de como nós vamos conviver nesse novo ambiente”, afirmou Leite. “O governo tem um papel nessa condução, mas não é para frear a tecnologia, para ir contra, mas para conduzir pessoas, de maneira que todos se sintam integrados, pertencentes, e não atropelados, o que pode gerar reações contrárias muito piores para todos”, acrescentou.
As inovações e os projetos que possibilitaram ao governo do Rio Grande do Sul melhorar sua posição em rankings que medem a eficiência dos Estados também foram apresentados pelo governador durante a palestra. Ele abordou estratégias que têm como ponto central o cidadão, permitindo que os programas tenham a eficácia necessária para gerar resultados positivos.
“A transformação não é só sobre tecnologia. É fundamental que tenhamos a capacidade de, a partir das ferramentas tecnológicas disponíveis, entregar valor para a sociedade . É importante dizer que o governo do Estado tem se destacado nessa direção”, ressaltou Leite.
O governador também aproveitou para lembrar que a desburocratização, através da tecnologia, faz parte de sua gestão desde o primeiro mandato. “Está no centro do nosso Mapa Estratégico modernizar e democratizar processos, agilizar soluções ao cidadão por meio do governo digital, fomentar a nova economia e promover inovação dos setores tradicionais. Um ambiente de negócios mais ágil e simples é destaque no nosso planejamento”, assegurou.
Até agora, 739 serviços das três esferas do poder público já estão integradas. A partir da plataforma GovRS, os cidadãos podem acessá-los com um único login, agilizando a resolução das questões. Além disso, a transformação digital extrapolou os limites do governo e passou a ser compartilhada com as administrações municipais por meio do programa RS Digital, que oferece capacitações e apoio na construção de portais.
O governo também criou programas para fomentar a inovação, como por exemplo: o Inova RS, que estimula parcerias entre áreas estratégicas em oito regiões do Estado; o GameRS, que incentiva o desenvolvimento do setor de jogos eletrônicos e de tecnologias portadoras de futuro; e o Inova Agro, que busca levar a inovação para ambientes ligados à agricultura, à engenharia florestal e à produção de alimentos.
Leite destacou ainda a participação efetiva do governo na difusão da cultura de inovação, correalizando o South Summit Brazil e marcando presença no evento com o espaço RS Innovation Stage, experiência que foi replicada na Expointer, com o RS Innovation Agro Stage. “Tanto no South Summit quanto na Expointer, buscamos incorporar ações da nossa Secretaria de Inovação para colocar em destaque tudo o que vai ser discutido no governo e na sociedade como um todo”, explicou.
GovTech Summit
O GovTech Summit POA 2023 tem como objetivo debater a aplicabilidade da inovação tecnológica ao poder público e é patrocinado pelo governo do Estado e pelos bancos Banrisul, Badesul e BRDE.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, da Associação Gaúcha de Município, da Associação Riograndense de Propaganda, do Sebrae, do Sesi, do Senai, do Instituto Euvaldo LodiI, da Fundação Getúlio Vargas, do BrazilLAB, do Pacto Alegre e da AnaMid.
Organizado pela Storia Eventos e Projetos e promovido pela agência Moove, o GovTech Summit POA 2023 tem como expositores: Oracle, Dataprom, HT4 Tecnologia, AKVO, Smart Tecnologia, Digitvs e Meta4Gov.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul