Um ato de crueldade contra animais foi registrado na tarde desta quinta-feira, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado. Por volta das 17h46min, a polícia recebeu o relato de uma moradora que acusa seu vizinho de ter matado sua gata de estimação.
Segundo o depoimento da mulher, o seu marido estava trabalhando, quando um funcionário da empresa ouviu gritos de um animal agonizando. Ao averiguar, ele viu o vizinho desferindo pauladas na gata. Chocado com a cena, a testemunha imediatamente procurou seu chefe, mas quando chegaram no local das agressões, o animal de estimação já estava morto.
O agressor foi confrontado sobre suas ações, mas neste momento o acusado alegou estar passando mal, inclinando-se para frente e mencionando problemas cardíacos. Conforme as vítimas, o homem já tinha sido visto matando um lagarto.
A polícia está investigando o ocorrido e tomará as medidas necessárias. Atos de crueldade contra animais são passíveis de punição conforme a legislação vigente. A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A punição é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.