Na última segunda-feira, em uma Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovado por unanimidade o Plano Municipal de Cultura para o decênio 2023-2033 em Vila Flores. Através das Leis nº 2618 e 2625 de 2023, o município busca fortalecer e organizar as políticas públicas relacionadas à cultura.
Com metas e objetivos bem definidos, as leis têm como propósito promover o desenvolvimento da cultura em todas as suas vertentes, além de fomentar e valorizar a produção cultural local. O plano também visa a atuação transversal com áreas como turismo, economia, planejamento urbano, meio ambiente e meio social.
A Lei 2618/23 reestrutura o Sistema Municipal de Cultura, estabelecendo diretrizes para a área cultural, abrangendo aspectos como formação, financiamento, Fundo Municipal e transparência. Já a Lei 2625/23 trata especificamente das ações a serem realizadas nos próximos 10 anos, abrangendo diversas manifestações culturais, como dança, artes plásticas e visuais, literatura, comunicação, calendário de eventos, fotografia, produção local, fortalecimento de artistas locais, ações educativas, inclusão de minorias sociais e étnicas, acessibilidade e espaços públicos, entre outros.
É dever do Poder Público trabalhar em prol da cultura por meio de uma estrutura jurídica e executiva adequada. Com essas mudanças e um planejamento mais completo, Vila Flores caminha para um futuro brilhante no que diz respeito ao desenvolvimento e valorização da cultura local.
Os vereadores destacaram a importância da participação da sociedade civil no processo de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Cultura, ressaltando que a construção coletiva é fundamental para o sucesso das políticas culturais do município.
A população de Vila Flores agora aguarda ansiosamente a implementação efetiva das medidas previstas no plano, esperando que essas ações promovam um ambiente cultural mais vibrante, inclusivo e dinâmico nos próximos anos.
Com a aprovação do Plano Municipal de Cultura, Vila Flores reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural, proporcionando oportunidades para artistas, fortalecendo a identidade local e enriquecendo a vida da comunidade como um todo.