Prefeitura de Caxias contrata empresa para castração de 1,2 mil animais

A Prefeitura oficializou na tarde de segunda-feira (29.05) a contratação da Animali Centro Médico Veterinário para a castração de 1,2 mil felinas e cachorras no município. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”.

O contrato com a Animali, vencedora da licitação, tem vigência de um ano, inclui a microchipagem para gatas e cadelas com até 25kg e prevê a realização dos serviços, não o transporte dos animais, o qual fica sob responsabilidade dos tutores. Serão priorizadas as demandas protocoladas junto à 0Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), bem como os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias em vulnerabilidade social. Os atendimentos começam nesta terça-feira (30).

A solenidade de assinatura do contrato ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo. Na ocasião, o prefeito, Adiló Didomenico, enalteceu a iniciativa da ex-secretária estadual Regina Becker, presente no evento, quando atuava na pasta de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e encaminhou o total de R$ 15 milhões para 300 municípios. “Além disso, estamos finalizando o projeto do Parque de Proteção Animal, que ficará num local privilegiado e adequado para atender à demanda que é crescente”, disse o prefeito.

O secretário do Meio Ambiente, João Uez, complementou que em breve será encaminhada uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para contratar 8 mil castrações ao ano. “O pedido do prefeito foi no sentido de destravar essa questão, é o que a Semma está encaminhando também com a licitação do Castramóvel. Em outra frente, até a metade do mês devemos apresentar o pré-projeto do Parque de Proteção Animal para a comunidade”, contou Uez.

Leia também:  PRF captura estuprador de criança em Caxias do Sul

A idealizadora do programa “Melhores Amigos – Bicho sente como gente”, Regina Becker, destacou a disposição da administração em fazer a licitação para receber a verba estadual. E defendeu a esterilização de fêmeas pelo fato de se criarem problemas de ordem sanitária, educacional e de segurança com a superpopulação de animais domésticos. “A média, nas cidades grandes, é de uma população de 2,3 cães e 2,8 gatos para cada habitante. Se não houver controle, uma gata pode gerar até 30 mil descendentes”, exemplificou.

Acompanharam o ato a vice-prefeita Paula Ioris, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós, a promotora Janaína De Carli dos Santos, secretários municipais, vereadores, o coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma, Paulo Vinícius Bastiani, órgão responsável pelas castrações, além de diretores e servidores da Semma e representantes de ONGs de defesa animal.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo