Morre Luiz Carlos Borges, aos 70 anos, um dos principais nomes do nativismo
Na noite desta quarta-feira (10), a música gaúcha perdeu um de seus grandes ícones. Luiz Carlos Borges, cantor, compositor e instrumentista, faleceu aos 70 anos em Santo Ângelo, sua cidade natal.
Borges começou sua carreira musical aos sete anos de idade, tocando acordeão no conjunto Irmãos Borges. Mais tarde, já como estudante universitário em Santa Maria – RS, ele iniciou sua carreira solo e se destacou com a composição Tropa de Osso, que foi premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa do RS.
Ao longo de sua trajetória, Borges gravou mais de 32 discos, entre LPs e CDs, e foi um dos principais responsáveis pela revolução da Música Tradicional Gaúcha na década de 1970. Ele continuou a cantar, tocar, gravar e produzir novos trabalhos até os dias de hoje.
Em seu último álbum, Cantora, Luiz Carlos Borges teve a oportunidade de gravar uma música com a renomada cantora argentina Mercedes Sosa. Além disso, ele participou de diversos shows pelo mundo como convidado especial, levando a música gaúcha para além das fronteiras do Rio Grande do Sul.