Governador em exercício se encontra com embaixador chinês, Zhu Qingqiao, em Brasília
Ampliação do comércio entre Rio Grande do Sul e China foi o tema do encontro que ocorreu nesta terça (9)
A abertura de novos mercados e a ampliação das relações comerciais entre Rio Grande do Sul e China foi o tema do encontro entre o governador em exercício, Gabriel Souza, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, nesta terça (9/5) em Brasília. O objetivo é viabilizar pontos do acordo bilateral de parceria estratégica firmado entre os dois países em abril deste ano, especialmente no que se refere à comercialização de noz-pecã, arroz e produtos de proteína animal.
Gabriel apresentou dados que colocam o Estado como principal produtor de noz-pecã e de arroz – as duas culturas representam 70% do total produzido no Brasil. “A nossa intenção é abrir novos mercados entre a China e o Rio Grande do Sul. Queremos aprimorar o nosso comércio no país e ingressar no principal mercado do mundo para esses dois itens, além de expandir nossa presença com produtos de origem animal”, explicou.
Para isso, destacou a importância de o governo chinês reconhecer o status gaúcho de zona livre de febre aftosa sem vacinação. “Não apenas a carne bovina, mas também a suína e a avícola vão ter um mercado extremamente importante para ser explorado, melhorando a capacidade de enriquecimento dessas cadeias produtivas no Estado”, acrescentou o governador em exercício.
Há quatro meses no cargo, o embaixador chinês disse que conhece o Rio Grande do Sul e seu potencial. Ele também afirmou que está disposto a colaborar com a aproximação. “Estamos trabalhando neste acordo entre os dois países e temos interesse em ampliar as áreas de cooperação”, declarou.
Um novo encontro para ampliar a discussão está previsto para junho, quando a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) realiza, com apoio do governo do Estado, o 10º Encontro de Embaixadores. O evento, que busca gerar novas frentes de exportação e importação, prevê a presença de representantes de diferentes nações, como China, Índia, Chile, Uruguai, Itália e outros países da União Europeia,
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, e o vice-presidente de Infraestrutura, Antonio Carlos Duarte, também acompanharam a agenda em Brasília.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul