O Sudeste do Brasil voltou a ter um amanhecer congelante em suas áreas de maior altitude nesta sexta-feira. A temperatura caiu abaixo de zero em estações meteorológicas na Serra da Mantiqueira tanto em Minas Gerais e São Paulo como no estado do Rio de Janeiro, as informações são da Metsul.
No estado do Rio, a temperatura mínima desceu nesta sexta a 4,3ºC negativos na estação que está instalada no Parque Nacional de Itatiaia. Ontem, a mesma estação anotou mínima de 6,9ºC abaixo de zero.
No Sul de Minas Gerais, as três principais estações da Mantiqueira acusaram marcas abaixo de zero. As mínimas desta sexta foram de -4,9ºC em Delfim Moreira, -1,8ºC em Maria da Fé e ainda -0,1ºC em Monte Verde. Caldas registrou temperatura mínima de 3,3ºC.
Várias cidades mineiras registraram temperatura abaixo de 10ºC hoje cedo, mesmo no Norte de Minas, como foi o caso de São Simão com 8,8ºC. Os termômetros indicaram 6,9ºC em Bambuí, 7,2ºC em Manhuaçu, 7,6ºC em Varginha, 7,7ºC em São João del Rei e 8,3ºC em Barbaecena, dentre outras várias cidades com mínimas de um dígito.
O frio intenso se deve a uma massa de ar muito seco que cobre o Sudeste do Brasil. Em áreas de altitude ou com variação de relevo, como a Mantiqueira, o ar mais frio (mais denso e pesado) escoa para as baixadas durante o processo de resfriamento noturno.
Estas mínimas acabam sendo registradas por estações meteorológicas instaladas justamente em baixadas entre os morros e montanhas, que se transformam em verdadeiros “poços de frio” em noites de tempo seco, aberto e sem vento.
O ar extremamente seco com tempo muito aberto proporciona que esfrie ainda mais, como em desertos que são frios à noite e quentes durante o dia. Por isso, nestas localidades com frio extremo na madrugada as tardes são bastante amenas e agradáveis.
Com o tempo muito seco, o céu claro e o vento calmo, o intenso resfriamento noturno acaba por gerar mínimas baixas e geada em baixadas. Nesta sexta, por exemplo, os campos amanheceram cobertos de gelo em Delfim Moreira, sob frio de quase -5ºC, no Sul de Minas.
O frio se faz sentir também no estado de São Paulo. Estação automática particular na Vila Inglesa, em Campos do Jordão, anotou mínima hoje de 1,7ºC abaixo de zero. No interior de São Paulo, conforme dados do Ciiagro, as mínimas foram de 4,0ºC em Itapetininga, 4,4ºC em Extrema e 4,7ºC em Terra Roxa.
Na cidade de São Paulo, a madrugada voltou a ser fria. As estações do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) indicaram mínimas de 6,9ºC na Capela do Socorro, 8,5ºC em Marsilac, 8,7ºC em São Mateus e 9,1ºC em Mauá.