O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou ontem, dia 21, a liberação da consulta ao valor da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados. Os beneficiários poderão verificar o montante através do aplicativo ou site Meu INSS, utilizando o CPF e senha de acesso. Em uma iniciativa que se repete pelo quarto ano seguido, o governo federal antecipará as duas parcelas do 13º salário, que serão pagas nos meses de maio e junho.
A liberação das parcelas será realizada entre os dias 25 de maio e 7 de junho, para a primeira parcela, e de 26 de junho a 7 de julho, para a segunda parcela, seguindo um calendário baseado no número final do benefício. Essa programação é válida tanto para aqueles que recebem um salário mínimo quanto para os que recebem acima desse valor. Os primeiros a receber serão os beneficiários que ganham um salário mínimo, o qual foi reajustado para R$ 1.320 em 1º de maio.
De acordo com o governo, o investimento total para o pagamento do 13º salário será de R$ 62,6 bilhões, beneficiando aproximadamente 30 milhões de pessoas. O pagamento será feito em duas parcelas, seguindo o calendário de pagamentos habitual do INSS.
Terão direito ao benefício os segurados e dependentes da Previdência Social que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2023.
A antecipação do 13º salário para os beneficiários do INSS tem sido uma medida adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nos últimos três anos de seu governo. A gestão anterior justificava que esses recursos auxiliariam no enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19 no orçamento das famílias.