A Emater/RS-Ascar promoveu, na tarde desta terça-feira (23/05), uma Oficina de Doces Cremosos, no salão Paroquial Santo Antônio, no centro de Guaporé. Participaram 21 mulheres que fazem parte do Programa Interior Integrado, da Prefeitura. A atividade buscou estimular o uso dos alimentos produzidos nas propriedades para autoconsumo utilizando-os em receitas que promovam a Segurança e Soberania Alimentar das famílias, e também incentivar a realização, posteriormente, de cursos no Centro de Treinamento, fomentando a expansão de agroindústrias no município e a autonomia das mulheres rurais.
A oficina foi ministrada pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Edson Bonato, que é instrutor e coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Fazenda Souza, em Caxias do Sul (Cefas). Ele deu dicas de Boas Práticas de Fabricação e ensinou a elaboração de doces cremosos de abacaxi com pimenta e cenoura com laranja. “A intenção é que as famílias possam ter sempre alimentos de qualidade superior, aproveitando os produtos produzidos por elas, além de explicar um pouco mais sobre higiene e uso de produtos naturais, bem como a economia que a fabricação desses produtos em casa gera e, em especial, empoderar as mulheres. Foi uma tarde muito proveitosa, e ficamos no compromisso de retornarmos em breve para a realização de mais uma oficina de molho italiano de tomate e catchup”, frisou Bonato.
Esteve presente como apoiador e patrocinador do curso a cooperativa e agente financeiro Sicoob, que distribuiu material e orientações sobre a importância da mulher ter sua própria conta e gerenciar sua propriedade. Também estiveram presentes representantes da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guaporé e a equipe local da Emater/RS-Ascar, organizadora do evento.