Um adolescente de 16 anos, residente na Carolina do Norte, EUA, sofreu queimaduras em 80% de seu corpo após um desafio fracassado no TikTok. Mason Dark e seus amigos tentaram criar uma tocha improvisada usando uma lata de tinta spray e um isqueiro, mas o aerossol inflamável explodiu e deixou Dark em chamas. Sua mãe, Holli Dark, descreveu o estado do jovem como “irreconhecível” ao New York Post.
O desafio TikTok que causou a tragédia de Mason Dark é popular nos EUA e envolve o uso de aerossóis inflamáveis para criar um lança-chamas. Infelizmente, no caso de Mason, a lata explodiu em vez de apagar a chama.
De acordo com a mãe de Dark, seus amigos “ouviram um grande estrondo” e Dark saiu correndo e tirou a camisa. Ele pulou em um rio próximo para apagar o fogo, mas já estava queimado quando mergulhou na água.
Mason Dark foi transferido para o Centro de Queimados da Universidade da Carolina do Norte com 76% de seu corpo queimado. Ele passou por várias cirurgias para enxertos de pele e deve permanecer internado no Centro de Queimados pelos próximos seis meses.
A história de Mason Dark gerou grande comoção nos EUA e mais uma vez levantou o alerta para os perigos dos “desafios TikTok”. Dark era um jogador de futebol americano talentoso em sua escola. A mãe de Dark pediu que outros pais monitorem de perto as atividades de seus filhos nas redes sociais e que “não tenham medo de checar seus telefones e conversas, porque isso pode salvar uma vida”.