Nesta terça-feira (23/04), as equipes, do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Bem-Estar Animal, realizaram a operação Canto Livre – combate à criação ilegal de pássaros silvestres em cativeiro, na cidade de Cruz Alta.
Durante a ação, foram realizadas inspeções em diversos locais e residências, onde havia denúncias de criação ilegal de pássaros silvestres.
Foram realizadas oito ocorrências ambientais, que resultaram no resgate de 64 pássaros silvestres, entre estes, espécies conhecidas como: Cardeal, Azulão, Trinca-ferro, Canário, Tico-tico, Tiê-preto, Tupi, Pintassilgo, Coleirinho, Frade, entre outros. Além de estarem em cativeiro, as aves apresentavam sinais de maus-tratos.
Ainda, em um local, os policiais militares flagraram, em situação de maus-tratos, 07 galos finos, utilizados na prática, criminosa, de rinha.
Após a avaliação, foi realizada a soltura de 47 pássaros que se encontravam em condições de retornar à natureza. Os outros 17 pássaros silvestres foram encaminhados ao Mantenedouro São Braz, em Santa Maria, para que possam receber os cuidados necessários para retornar à vida livre.
Foram apreendidas 47 gaiolas, que serão destruidas.
Os responsáveis por manter pássaros silvestres em cativeiros responderão pelo crime ambiental.