Presbitério e comunidade da Diocese de Caxias do Sul se despedem de Dom Nei Paulo Moretto
A Diocese de Caxias do Sul está de luto pela partida de Dom Nei Paulo Moretto, que faleceu na manhã desta quinta-feira (8) aos 69 anos. Dom Nei era natural de Áurea, no Rio Grande do Sul, e foi ordenado bispo em 2008, atuando como bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e posteriormente como bispo da diocese de Caxias do Sul.
Sua trajetória na diocese foi marcada por um forte compromisso com a defesa dos direitos humanos e a luta contra a desigualdade social, tendo promovido diversas ações em prol dos mais necessitados. A notícia de sua morte foi recebida com muita tristeza por membros da comunidade e do presbitério da diocese, que destacaram sua importância e dedicação à causa da justiça social.
“Dom Nei sempre foi um exemplo para todos nós, um líder incansável na defesa dos mais pobres e vulneráveis. Sua partida deixa uma grande lacuna na nossa diocese e em todo o estado do Rio Grande do Sul”, lamentou o padre Flávio Augusto Forte Melo, da paróquia Nossa Senhora da Salette em Caxias do Sul.
O velório de Dom Nei ocorrerá na Catedral de Caxias do Sul, a partir das 18h desta quinta-feira. A cerimônia será restrita a familiares e membros da igreja, em decorrência da pandemia do coronavírus. A missa de corpo presente será realizada às 10h desta sexta-feira (9), também na catedral, e será transmitida pela internet para que todos possam acompanhar a despedida do bispo.