Operação Escola Segura: Justiça pede exclusão de 270 contas do Twitter

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que estavam veiculando hashtags relacionadas a ataques contra escolas em todo o país. A informação foi divulgada neste domingo (9) pela pasta, que também solicitou que a plataforma Tik Tok retire do ar duas contas que estavam transmitindo conteúdo que incitava medo nas famílias.

Além disso, foram cumpridos mandados de busca, resultando na apreensão de sete armas e na prisão de um suspeito. Tanto os conteúdos quanto os autores estão sob investigação. A ação foi realizada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que atua em parceria com as polícias civis e militares de todo o país.

A operação, intitulada “Escola Segura”, visa combater possíveis ataques a instituições de ensino em todo o Brasil, por meio de ações preventivas e repressivas. Desde o recente caso de ataque ocorrido na última quarta-feira (5), em escola de Blumenau (SC), em que quatro crianças morreram e pelo menos mais cinco ficaram feridas, o Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP tem apoiado o Grupo de Trabalho Interministerial no levantamento de informações sobre possíveis ameaças às escolas, por meio de monitoramento em redes sociais.

Qualquer cidadão pode denunciar ameaças ligadas à segurança de escolas e alunos no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Operação Escola Segura, que envolve 51 chefes de delegacias de investigação e 89 chefes de agências de inteligência de Segurança Pública, vai vigorar por tempo indeterminado, de forma contínua e durante 24 horas por dia.

Sair da versão mobile