Jovem, de 19 anos, morre após passar mal durante exercício militar no RS
Nesta terça-feira (26), foi sepultado em Alegrete, o corpo do soldado do Exército Brasileiro, Guilherme Corrêa Jardim, de 19 anos. O jovem morreu depois de passar mal durante um exercício militar na última segunda-feira (25). Segundo nota divulgada pelo 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), onde o militar servia, Guilherme apresentou um quadro gripal em sua residência, durante o último final de semana. Entretanto, teria deixado de informar sobre seu estado de saúde à equipe médica do Regimento e participou do exercício de campo programado para a segunda-feira.
Durante a marcha, o jovem passou mal e foi prontamente atendido pelos profissionais de saúde da unidade e levado para o Hospital de Guarnição de Alegrete (HGuA). Após ser transferido para a Santa Casa de Alegrete, foi diagnosticado com pneumonia e passou a segunda-feira com quadro estável. Porém, apresentou piora durante a madrugada de terça-feira e precisou ser transferido para a UTI do Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), onde veio a falecer. A causa da morte foi uma septicemia grave decorrente de uma pneumonia secundária.
O Exército abriu procedimento administrativo para melhor elucidação dos fatos que levaram à morte do soldado. Ao mesmo tempo, garantiu que está prestando todo apoio possível à família de Guilherme e externou seus sentimentos e condolências aos familiares e amigos.
Guilherme Jardim era morador de Alegrete e estudava no Colégio Estadual Emílio Zuñeda. Conforme o site Web Notícias, de Alegrete, ao se alistar no Exército, ele pediu transferência para poder continuar com os estudos no turno da noite. O Colégio Emílio Zuñeda divulgou nota de pesar pela perda do aluno e suspendeu às aulas ontem.
O comando do 6º RCB cancelou a Festa da Cavalaria, prevista para 6 de maio. Nessa data, contudo, será entregue a boina aos novos recrutas e prestadas homenagem ao soldado Guilherme Jardim. Nas redes sociais, inúmeros familiares, amigos e colegas de Guilherme Jardim se manifestaram lamentando a morte do jovem.
Com informações do Portal Diário de Santa Maria.