Governo federal retira Correios e outras estatais de programas de privatização
O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (07/04) a retirada dos Correios e outras estatais de programas de privatização.
No total, o governo excluiu sete empresas do PND (Programa Nacional de Desestatização) – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Agência Brasileira Gestora de Fundos, Garantidores e Garantias S.A. (ABGF) e Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec) – e três do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos): armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras).
A decisão do governo foi recebida com opiniões divergentes, com alguns especialistas defendendo a privatização como uma forma de melhorar a eficiência dos serviços prestados pelas estatais, enquanto outros argumentam que a venda dessas empresas pode gerar impactos negativos para a população e para o país como um todo.