Festival do Grostoli de Garibaldi triplica vendas da iguaria na segunda edição

Criado para celebrar a tradicional iguaria da culinária colonial, o Festival do Grostoli fechou sua segunda edição, em Garibaldi, com números muito expressivos. Nos três dias de evento neste final de semana, foram vendidas cerca de 500 mil unidades do produto — mais que o triplo na comparação com a primeira festa, em 2022, quando foram comercializadas 150 mil unidades.

Mais de 45 mil pessoas passaram pela Praça Matriz do município, que puderam experimentar ainda outros produtos típicos da região: foram 2.850 garrafas de espumante vendidas, 700 garrafas de suco de uva e 2.000 litros de cerveja artesanal. 

“A felicidade é muito grande com esses resultados. O grostoli tem história, tradição, tem gosto de carinho e das famílias que mantêm essa cultura viva até hoje. A presença maciça do público mostra a força dessa identidade colonial e do potencial turístico de Garibaldi e toda a região, que estamos trabalhando para desenvolver ainda mais”, celebra o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini.

Quatorze comunidades prepararam a iguaria na hora, além de padarias locais comercializando o produto. O festival teve ainda apresentações artísticas e culturais, venda de artesanato e culinária típica, campeonato de bisca e passeios temáticos. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal e pelo Grupo RBS, com patrocínio de Sicredi Serrana, Moinho do Nordeste e Cooperativa Vinícola Garibaldi, e o apoio da Emater RS e CIC Garibaldi.

Fotos: Bruna Rosito

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