Espécie de aranha-do-mar enviada pelo correio é apreendida no RS

Nesta terça-feira (25), uma aranha-do-mar foi apreendida em uma encomenda despachada pelos Correios em Chuí, município na fronteira com o Uruguai, no Sul do Rio Grande do Sul. De acordo com a Receita Federal, o animal já estava morto quando foi encontrado.

A encomenda, que estava sendo transportada em uma caixa de papelão, havia sido despachada como um livro com destino a Minas Gerais.

Os agentes da Receita Federal entraram em contato com o Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do estado. Uma análise preliminar indicou que se tratava de uma aranha-do-mar da espécie Colossendeis megalonyx, pertencente a um gênero que inclui animais com envergadura de 40 a 50 centímetros, normalmente encontrados no fundo do oceano.

Como não havia documentação que comprovasse a legalidade da entrada do animal no Brasil, foi considerada uma entrada irregular. A aranha-do-mar morta será entregue ao Ibama, que conduzirá uma investigação para determinar a procedência do animal.

Caso seja confirmado que se trata de uma espécie exótica, cuja introdução e criação são proibidas no país, os envolvidos poderão responder pela infração de biopirataria, conforme estabelecido pela Receita Federal.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo