O extremo Sul de Porto Alegre foi atingido por um violento temporal, que começou por volta das 17h deste domingo (16). Além da chuva torrencial, foram registrada quedas granizo de pequeno a médio tamanho e rajadas de vento muito intensas e em alguns pontos destrutivas. Tratou-se de uma tempestade severa pela força dos fenômenos associados como vento e granizo.
A tempestade derrubou árvores e postes, causou danos em telhados e deixou moradores de diferentes pontos da região sem luz. Equipe da Defesa Civil de Porto Alegre se deslocou para a estrada Retiro da Ponta Grossa e para áreas dos bairros Ponta Grossa, Serraria e Restinga para atender as ocorrências da tempestade.
O temporal muito forte causou falta de luz em muitos pontos mais ao Sul e Leste de Porto Alegre com registro de falta de luz nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, Ipanema, Ponta Grossa, Tristeza, Cavalhada, Cristal, Lami e Camaquã.
Supercélula
Segundo a Metsul meteorologia, o temporal foi consequência de uma pequena e poderosa célula de instabilidade que se formou na margem Oeste da Lagoa dos Patos, imediatamente a Sudoeste da capital gaúcha, por conta da atuação de área de baixa pressão atmosférica que atua no Rio Grande do Sul.
Mais de 100 casas foram destruídas no interior de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma casa completamente destruída em virtude das enormes pedras de granizo que caíram na região.
Veja o vídeo
Video da Prefeitura de Guaíba mostra um pouco do estrago causado pela chuva de granizo que caiu nesta manhã de segunda-feira na cidade. pic.twitter.com/VQDECEKDSr
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) April 17, 2023
Informações POA24h.