Cônsul da Itália busca aumentar a presença do país no Rio Grande do Sul
Italianos têm interesse em ampliar relações comerciais com o Estado
Na tarde desta terça-feira (11), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, reuniu-se com o cônsul geral da Itália, Valerio Caruso, e a advogada Stephania Puton, no gabinete da Sedec. Durante o encontro, o cônsul destacou que tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul um centro de atividades italianas no Brasil, por meio da criação de uma agenda de trabalho robusta, com atração de empresas italianas para o Estado e com a participação do país nas grandes feiras agropecuárias que estão no calendário gaúcho.
“Hoje a Itália está ligada a São Paulo e ao Rio de Janeiro, mas o Rio Grande do Sul acaba ficando de fora. É importante inserir os gaúchos no eixo de trabalho e negócios do Brasil”, afirmou o cônsul geral da Itália.
Em 2024, a colonização italiana no Rio Grande do Sul completa 150 anos. As autoridades destacaram que têm a intenção de trazer a primeira-ministra Giorgia Meloni para a celebração da data, fundamental para a formação e para a história do Estado.
“Precisamos valorizar a nossa história. A origem do Rio Grande do Sul tem relação direta com a colonização italiana e temos setores fortes, como o de vinhos e o de móveis”, disse o secretário Ernani Polo. “Vamos realizar encontros periódicos e estabelecer uma rotina de trabalho para fortalecer o nosso vínculo, estreitar relações e criar uma relação de trabalho produtiva.”
Na ocasião, também foram abordados outros assuntos, como a construção de uma futura missão de empresários italianos ao Estado, parcerias focadas na área comercial, inovação, tecnologias em agronegócio e ampliação das relações entre Itália e Rio Grande do Sul.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul