Neste domingo (30), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devolveu a capivara Filó ao influenciador ribeirinho Agenor Tupinambá, após a Justiça determinar que o animal voltasse a viver com o jovem. Filó havia sido apreendida pelo Ibama quando Agenor foi acusado de cometer abuso, maus-tratos e exploração. No entanto, o jovem alegou que cuidava da capivara desde que ela era filhote, quando a mãe dela foi morta por caçadores.
O juiz Márcio André Lopes Cavalcante concedeu a tutela provisória de urgência para que a guarda provisória da capivara Filó fosse entregue a Agenor, afirmando que o jovem vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais que vivem com ele. O magistrado também determinou que o transporte de Filó da sede do Ibama para a casa do influenciador fosse feito de maneira segura e com o acompanhamento de um biólogo ou veterinário. Além disso, Agenor é obrigado a informar as condições de saúde do animal periodicamente a um juiz e facilitar o acesso de órgãos ambientais para a fiscalização.
A deputada estadual pelo Amazonas, Joana Darc, que ajudou Agenor a recuperar a tutela de Filó, lamentou as dificuldades enfrentadas para cumprir a sentença imediata e agradeceu a entrega do animal. A capivara deixou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Manaus sob muitos aplausos, inclusive de um homem fantasiado de Batman que abraçou Joana Darc e Agenor na saída da dupla do local.