Durante fiscalização ambiental, os policiais militares, do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, flagraram, nesta segunda-feira (17/04), supressão de floresta nativa, no interior do município de Ibiraiaras.
A mata, densa e fechada, pertencente ao bioma Mata Atlântica, foi destruída em dois pontos distintos, dentro da mesma propriedade. Para a intervenção, utilizou-se trator de esteira e uma escavadeira hidráulica, que estavam no local.
A supressão da vegetação nativa atingiu uma área 55.300 metros quadrados (5,53 hectares) e destruiu árvores das espécies Branquilho, Bugre, Canela, Camboatá, Vacum, Pessegueiro-bravo, dentre outras.
Os responsáveis pela área apresentaram uma licença prévia, expedida pela FEPAM. Em consulta à referida autorização, os policiais militares constataram que se tratava de uma licença falsificada , o que foi comprovado durante acesso aos fiscais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM RS . A tal licença foi emitida no ano de 2010, para instalação de um loteamento, no município de Torres, desta forma em nada conferia com tal atividade no interior de Ibiraiaras.
Diante dos crimes ambientais, foram apreendidas as máquinas, suspensas as atividades na área e confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial.