Papa Francisco é internado em Roma com infecção respiratória
O Papa Francisco, de 86 anos, foi internado nesta quarta-feira (29) em um hospital de Roma para tratar uma infecção respiratória. Segundo o Vaticano, o papa se queixou de dificuldades respiratórias nos últimos dias e testou negativo para covid-19.
Mais cedo o Vaticano disse que o papa havia sido internado para realizar exames e que possivelmente passaria a noite no hospital.
“Nos últimos dias, o Papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, à imprensa.
O jornal italiano “Corriere della Sera” publicou uma reportagem em que diz que o papa chegou de ambulância, no fim da manhã, depois de passar mal com problemas no coração e dores pulmonares. O jornal atribui as informações a fontes do hospital para o qual o papa foi levado, o Gemelli.
Ainda de acordo com o jornal, antes de passar mal, o papa participou de uma audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano, e depois foi para a casa.
Especulações e segredos
Em entrevistas concedidas nos últimos meses, o papa evocou a possibilidade de renunciar, tal como fez seu antecessor Bento XVI, em 2013. Bento morreu no final de 2022.
Em julho passado, Francisco confessou que já não podia viajar com o mesmo ritmo de antes e, inclusive, mencionou que poderia se afastar. Em fevereiro, ele disse que a renúncia de um papa não deve virar moda e que essa ideia, no momento, não estava em sua agenda.
Há um ano, Francisco conta com um assistente pessoal de saúde, uma enfermeira, que o acompanha de forma permanente.
A saúde dos papas tem sido sempre uma matéria reservada para o Vaticano e mantida geralmente em segredo.
Com informações g1.com