Ospa inicia a Série Interior com concerto gratuito em Cachoeirinha
Orquestra faz apresentação gratuita no dia 31 de março, na Paróquia São Vicente de Paulo
Na noite de sexta-feira (31/3), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), realiza um concerto gratuito na Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha. Com início às 20h, a apresentação dá continuidade à tradição que remonta ao início da sua história e leva o trabalho desenvolvido pela Orquestra para mais municípios gaúchos. O concerto tem regência do maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, e participação da soprano Elisa Lopes, como solista convidada.
Realizado em parceria com a prefeitura de Cachoeirinha, o concerto dá início à Série Interior dentro da temporada “Ospa em Movimento”, que deve circular em outras regiões gaúchas ainda em 2023. O maestro Evandro Matté destaca que a presença da Ospa no interior do Rio Grande do Sul é “uma tradição de mais de 70 anos, levando a música de concerto para todo nosso Estado”. Para a apresentação, o público pode esperar por um repertório variado, com compositores europeus e brasileiros, incluindo trechos de grandes óperas.
O concerto prevê diversas peças instrumentais, começando pela abertura da ópera As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart (1756–1791). O programa ainda inclui Valsa Ouro e Prata, de Franz Lehár (1870–1948), a abertura da ópera Don Pasquale, de Gaetano Donizetti (1797–1848), Episódio Sinfônico, de Francisco Braga (1868–1945), abertura da opereta Orfeu no Inferno, de Jacques Offenbach (1819–1880), e o segundo movimento de Suíte Pernambucana, de César Guerra-Peixe (1914–1993), Dança de Caboclinhos.
A cantora lírica Elisa Lopes se juntará à orquestra para interpretar as árias Caro Nome, da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, e Quel Guardo il Cavaliere, da ópera Don Pasquale, de Gaetano Donizetti.
Evandro Matté (regente)
É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Tcheca, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
Elisa Lopes (soprano)
Graduada em canto pela UFRGS, a soprano Elisa Lopes iniciou sua carreira artística em 2006, quando ingressou no Conservatório Pablo Komlós, orientada pelo tenor Decápolis de Andrade. Participou de diversas montagens de ópera no Rio Grande do Sul, incluindo Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni, com a Ospa, A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, e Il Maestro di Musica, de Pergolesi, com a Orquestra Unisinos. Recentemente, foi participante do Ópera Estúdio, da Ospa, onde aperfeiçoou seus conhecimentos com profissionais renomados da cena lírica, como Martin Muehle e Gabriella Pace, e destacou-se no papel de Valencienne, da opereta A Viúva Alegre. Atualmente, integra o quadro de cantores solistas da recém-lançada Companhia de Ópera do RS e conta com a orientação vocal e de repertório do tenor Flávio Leite.
Serviço
O quê: Concerto da Série Interior, da Ospa
Quando: 31/03, às 20h
Onde: Paróquia São Vicente de Paulo (Rua Papa João XXIII, 429, bairro São Vicente de Paulo, Cachoeirinha). Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.
Ingressos: entrada franca
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
Programa
- Wolfgang Amadeus Mozart
Abertura (ópera As Bodas de Fígaro) - Giuseppe Verdi
Caro Nome (ópera Rigoletto)
Solista: Elisa Lopes (soprano)
- Franz Lehár
Valsa Ouro e Prata - Gaetano Donizetti
Abertura (ópera Don Pasquale) - Gaetano Donizetti
Quel Guardo il Cavaliere (ópera Don Pasquale)
Solista: Elisa Lopes (soprano)
- Francisco Braga
Episódio Sinfônico - Jacques Offenbach
Abertura (opereta Orfeu no Inferno) - César Guerra-Peixe
Suíte Sinfônica nº 2, Pernambucana
II. Dança de Caboclinhos
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul