Mulheres são destaque no pavilhão da Agricultura Familiar na 23ª Expodireto Cotrijal
O Pavilhão da Agricultura Familiar está em evidência na 23ª Expodireto Cotrijal. O recorde do número de expositores, 230 no total, ainda revela outro dado importante na construção do espaço que inclui agroindústrias, artesanato, artesanato indígena, flores e plantas. Das agroindústrias presentes na atual edição, 107 são lideradas por mulheres.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), incentiva e estimula a liderança das mulheres na agroindústria. “Nosso encorajamento à liderança das mulheres nada mais é que um reconhecimento do papel que elas têm no desenvolvimento do Estado e do país”, afirma o titular da pasta, Ronaldo Santini.
A produtora da Agroindústria RV, Ritiéli Rodrigues Hofmann, de Soledade, destaca que a mulher está ocupando um lugar que pertence a ela na sociedade. “Estamos assumindo um papel de liderança que, na verdade, sempre foi nosso, pois a mulher pode, sim, estar à frente de um empreendimento familiar”, destaca Ritiéli.
Além do estímulo às mulheres para conduzir o próprio empreendimento, a SDR, por meio de seu estande na feira, possibilita o contato direto das produtoras com o consumidor. A produtora da Agroindústria Agnolin, Silvania Lisboa de Godóis, de Nova Bassano, ressalta que, em ocasiões como essa, novos mercados se abrem. Segundo ela, o Peaf deu nova vida ao seu empreendimento. “O programa da agroindústria familiar nos apoia e nos traz informações que necessitamos para desenvolver nosso negócio”, avalia a empreendedora.
Outro dado importante é o de que há 42 estandes liderados por mulheres jovens. É o caso de Giulia Negrello, de 18 anos, que ao lado da mãe, Márcia Raimundi, conduz a Agroindústria Negrello, da cidade de Barão. “É gratificante para nós podermos vir aqui e apresentar o nosso negócio. Isso nos valoriza como produtoras, é um trabalho que passa de mãe pra filha”, ressalta a jovem.
A 23ª Expodireto Cotrijal segue até a próxima sexta-feira (10/3) e possui entrada gratuita. O Pavilhão da Agricultura Familiar permanece aberto das 8h às 18h durante todo o período do evento.