Integrantes do governo do Estado participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira (7/3), em Bento Gonçalves, para tratar do caso dos trabalhadores explorados no município. Foi o segundo encontro do grupo, que busca articular ações conjuntas. A primeira ocorreu na quinta-feira passada (2/3), no Palácio Piratini, conduzida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
A reunião desta tarde, coordenada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e pela secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, proporcionou mais uma rodada de troca de informações e balanço de ações entre governos, entidades e iniciativa privada, além de reafirmar o compromisso de um trabalho coordenado.
Pela prefeitura, Siqueira destacou, entre outros aspectos, os esforços em relação à fiscalização, para evitar que novos episódios, como o da localização de trabalhadores em condição análoga à escravidão, se repitam no futuro. O foco das ações, depois do atendimento às vítimas, foi o monitoramento das estruturas usadas para alojamento. “Estamos fazendo um pacto da sociedade local para impedir que situações como esta se repitam”, disse.
O governo do Estado apresentou um diagnóstico das ações que estão em andamento e serão desenvolvidas em várias frentes, em especial no que diz respeito ao acompanhamento dos trabalhadores, esforços para capacitação de mão de obra e conscientização da sociedade, além do aperfeiçoamento dos canais de denúncia e da implementação de uma estratégia de educação antidiscriminatória.
Lisiane Lemos destacou que esse grupo de trabalho tem como objetivo dar uma resposta rápida. “O prefeito foi muito focal nas demandas e nas expectativas que existem quanto ao governo do Estado para estar mais próximo da região. Nós estamos comprometidos com este estorço coletivo”, afirmou.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, de Desenvolvimento Rural, da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação e de Comunicação.