Frente fria acaba com sequência recorde e histórica de dias de calor

Frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul neste fim de semana acabou com sequência de dias de calor recorde na Grande Porto Alegre, sem precedente na climatologia de março nos últimos 40 anos na estação de referência história da área metropolitana, em Campo Bom, que possui dados desde 1984. A MetSul havia alertado ainda nos primeiros dias do mês que a sequência de dias de calor seria prolongadíssima e atíoica e que poderia até bater recorde para março, as informações são da Metsul.

A estação meteorológica oficial de Campo Bom registrou 31,1ºC no dia 7; 34,9ºC no dia 8; 34,2ºC no dia 9; 33,9ºC no dia 10; 33,9ºC no dia 11; 33,2ºC no dia 12; 34,1ºC no dia 13; 35;3ºC no dia 14; 34,0ºC no dia 15; 34;5ºC no dia 16; 34,9ºC no dia 17; 35,5ºC no dia 18; 35,8ºC no dia 19; 35,8ºC no dia 20; 31,6ºC no dia 21; 32,2ºC no dia 22; 34,8ºC no dia 23; 32,2ºC no dia 24; e 30,7ºC no dia 25.

Com isso, foram 19 dias seguidos em que a temperatura máxima foi igual ou acima de 30ºC. Antes, na climatologia histórica de Campo Bom, a maior sequência de dias com máximas superiores a 30ºC no mês de março tinha ocorrido no ano de 1991 com 14 dias consecutivos de calor.

Com esta impressionante sequência de dias de temperatura alta, este mês será um dos marços mais quentes já registrados em Campo Bom. Até ontem, inclusive, superava 2002 como o março de maior temperatura média desde o começo dos registros, mas como médias são calculadas na base de décimos somente ao final do mês poderá se saber se este março foi o mais quente até hoje na série histórica.

Leia também:  Fundo Nacional de Segurança Pública acumula caixa de R$ 2,9 bilhões, entre 2019 e 2023

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro em que a temperatura está mais acima da média histórica neste mês de março com desvios positivos principalmente nas máximas que chegam a estar 4ºC a 5ºC acima da climatologia histórica em alguns pontos do território gaúcho, o que é muito demasiado em termos de anomalia de temperatura.

Com a chegada da frente fria e o ingresso de ar mais ameno nas últimas horas, a temperatura caiu na Grande Porto Alegre e veio um merecido alívio após três semanas de calor incessante. Com isso, a temperatura não vai atingir 30ºC neste domingo na área metropolitana, a primeira tarde sem máxima de 30ºC desde 6 de março, quando fez 23,5ºC de máxima.

Pelo ingresso da massa de ar mais ameno, grande parte do Sul do Brasil terá uma tarde com temperatura abaixo da média histórica neste domingo. Por outro lado, no Sudeste do Brasil as marcas nos termômetros vão ficar acima a muito acima da média de março na tarde de hoje.

Esta massa de ar mais ameno garante um começo de semana com temperatura agradável. Após este domingo de alívio, mesmo com sol e tempo mais aberto a máxima não deve superar os 30ºC nesta segunda-feira em Campo Bom e outras cidades da Grande Porto Alegre.

A quebra na sequência de dias com 30ºC, contudo, será curta. A tendência é que seja apenas dois dias: hoje e amanhã. Isso porque terça ar mais quente retorna à área metropolitana e volta a fazer calor, embora não excessivo. Na quarta, novamente, a temperatura atinge a casa dos 30ºC.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo