Temporal acompanhado de granizo causa prejuízos em Nova Pádua
Um forte temporal que atingiu Nova Pádua na tarde desta quinta-feira (2), causou a queda de árvores e postes de energia elétrica, destelhou casas e galpões e destruiu boa parte da safra de uva de algumas propriedades do interior da cidade. De acordo com o prefeito Danrlei Pilatti, as regiões mais atingidas foram do Travessão Mutzel, Barra e Leonel.
A chuva, que durou poucos minutos, veio com grande intensidade e acompanhada de granizo, causando a destruição de parreirais que estavam carregados de uva e com a fruta em fase final de maturação para ser colhida. Em alguns pontos, parreirais chegaram a cair com a combinação do peso da uva e a força do vento. Produtores podem sofrer com a perda de até 100% da safra.
Alguns pontos da cidade podem ficar algumas horas sem energia até que os postes, que acabaram quebrando, precisam ser substituídos. Ainda não há previsão para que o serviço seja reestabelecido completamente no interior. Os prejuízos para a agricultura e para outras áreas, ainda devem ser contabilizados.
Para além do temporal, a cidade sofre com uma estiagem, deixando o nível dos reservatórios de água muito abaixo do ideal. Por isso, desde a semana passada, o centro de Nova Pádua está com racionamento durante a noite das 21h às 7h. A medida é por tempo indeterminado.