Tacchini utiliza novo exame para acelerar recuperação de pacientes nas UTIs Neonatal e Pediátrica

Desde fevereiro de 2022, as UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital Tacchini possuem um recurso importante para acelerar a recuperação dos pequenos pacientes: a Ultrassonografia Cinesiológica. Além de ser um método de diagnóstico confiável, não invasivo e livre de radiação, o exame de imagem pode ser realizado rapidamente à beira do leito do paciente, permitindo avaliação dinâmica das modificações funcionais pulmonares. 

Com o resultado em mãos, o fisioterapeuta consegue, a partir da discussão com a equipe médica, definir qual a melhor alternativa de tratamento. Além disso, o exame também permite monitorar a efetividade das condutas fisioterápicas adotadas a partir da evolução de cada caso. Ao todo, 35 pacientes foram avaliados pelo método durante o último ano. 

Nas UTI’s Neonatal e Pediátrica, o recurso é considerado ainda mais importante, uma vez que permite o acompanhamento da maturação do sistema respiratório nos primeiros dias de vida. Desta forma, as avaliações pleuropulmonares realizadas fornecem informações quantitativas e qualitativas precisas para criação de protocolos de atendimento com o máximo de efetividade. 

“Para oferecer esse recurso para a nossa comunidade, ampliamos a utilização do equipamento para as UTIs Neonatal e Pediátrica, mas também realizamos a capacitação das nossas equipes de fisioterapia que atuam no setor. Essa união entre a tecnologia e o humano é muito benéfica para o paciente”, descreve o coordenador da fisioterapia do Tacchini, Fabiano Francio. 

FOTO: Alexandre Brusa 

Leia também:  Aplicativo deve agilizar pré-cadastro de doadores de medula óssea

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo