Um vídeo de um homem fazendo uso de um cigarro eletrônico está repercutindo nas redes sociais desde a última quinta-feira, 9. O suposto médico teria sido flagrado fumando durante um procedimento cirúrgico.
No registro, o paciente, que parece estar sedado, está em uma sala de cirurgia de uma clínica em São Paulo.
O suposto médico, então, aparece com a máscara de proteção facial abaixada e o cigarro eletrônico na boca. O vídeo mostra o homem conversando com os demais profissionais presentes no local, enquanto dá risada e solta a fumaça inalada.
Vale destacar que, em cumprimento à lei federal n°9294, não é permitido fumar nas dependências do hospital, seja no estacionamento, área verde e demais dependências.
Além disso, desde 2009, a comercialização, a importação e a propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O que diz a clínica?
Segundo as informações divulgadas pelo portal R7, o paciente que aparece no vídeo estava fazendo um procedimento capilar.
Os advogados da clínica informaram, por meio de uma nota enviada à emissora Record TV, que os vídeos divulgados nas redes sociais estão descontextualizados e foram gravados há cerca de dois anos.
A nota diz ainda que todas as medidas jurídicas foram tomadas contra o suposto médico.
Já o Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo (CRMSP) respondeu que as investigações ocorrem em sigilo.